Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

08/06/2016 - 10:30
Ceasa leva programa de alimentação saudável à Unama

Na próxima sexta – feira, 10, a Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), levará o projeto ‘’Ceasa perto de casa’’ no estacionamento da Universidade da Amazônia (Unama), localizado na Alcindo Cacela, bairro Umarizal. A partir das 17h00, professores, alunos, funcionários da instituição e comunidade do entorno poderão conferir uma variedade de hortigranjeiros, como frutas, legumes e hortaliças, além de farinhas, ofertados a preços de custo.

Oito módulos para exposição dos hortigranjeiros serão montados com a parceria de permissionários, produtos e equipe da Universidade da Amazônia. Além da comercialização dos produtos, esta edição do programa conta com o espaço ‘’Ceasa saúde’’, com degustação de sucos detox, orientação nutricional, verificação de pressão e dicas para manter hábitos saudáveis. ‘’Quem tem a rotina de passar o dia inteiro fora de casa, acaba deixando de lado os hábitos saudáveis. Com o espaço ‘’Ceasa saúde’’, alunos, professores, comunidade do entorno terão a oportunidade de perceber que até longe da suas residências, você pode ter uma alimentação adequada’’, diz Wenia Lira, nutricionista da Ceasa.

O programa da empresa de economia mista tem por finalidade levar produtos de qualidade aos principais bairros da cidade, facilitando o acesso àquela parcela da população que tem dificuldade de se deslocar até a Ceasa. Com o sucesso do programa, no ano passado, o projeto alcançou números bastante expressivos, 18 mil pessoas, dividido em quatro bairros da região, Marambaia, Marco e Curió, aderiram o programa Ceasa perto de casa na programação da comunidade. Nos primeiros meses deste ano, mais de quatro mil pessoas já foram alcançadas.

''Isso é mais um diferencial do programa ‘Ceasa perto de casa’, que este ano, focará na região Metropolitana de Belém, Ananindeua e Marituba, além de intensificar parceria com outros bairros, universidades e órgãos, como foi no ano passado no Comando Geral da Polícia Militar, e também na Secretária de Estado de Agricultura (SEDAP). Expandir o programa e fazer com que os moradores usufruam o que melhor à Ceasa pode oferecer, esse é nossa missão, ‘’destaca Bianca Piedade, presidente da Ceasa.

''Este projeto, que será desenvolvido na UNAMA, é, sem dúvida, um dos mais importantes dentro das atividades desenvolvidas no Pará. O projeto serve como estímulo para se ter uma vida mais saudável e também à produção de agricultura de subsistência, atividade recorrente em nosso Estado. A nossa universidade apóia, reconhece o trabalho do Governo do Estado nessa área e valoriza a parceria com a Ceasa".

Para os alunos, a parceria entre órgão e universidade traz ao público oportunidade de adquirir produtos de qualidade sem perder a qualidade. "Muito legal esta iniciativa da nossa universidade e nos dá a oportunidade de fazer compras mais baratas. É uma boa oportunidade também para começarmos uma alimentação balanceada. Com certeza estarei na feira para aproveitar tudo", relata Vanessa Rooijen, aluna de jornalismo.

Dica:

A última pesquisa mensal feita pela Diretoria Técnica da Ceasa apontou a trajetória do preço e volume de comercialização dos principais produtos hortifrutis, na primeira semana do mês de junho mostrou que o abacaxi, cebola, cenoura, mamão havaí e repolho apresentaram o melhor custo. Já os que mantiveram os preços estáveis foram banana prata e maracujá.