Sobre acessibilidade

Abas primárias

20/07/2017 - 12:15

Ceasa e Copsan fecham parceria para implementação de Banco de Alimentos Municipal

A Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa-Pa) e Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) assinaram um Termo de Cooperação Técnica nesta terça-feira, 18, para a implementação de um Banco de Alimentos Municipal.

A parceria visa evitar o desperdício de recursos alimentares, aperfeiçoar os mecanismos de controle de qualidade dos alimentos, além e ampliar o acesso da população á alimentação, em quantidade e qualidade adequadas. “Especialmente acesso das famílias que se encontram em risco social, garantindo a segurança alimentar e nutricional”, ressaltou a coordenadora da Copsan, Tônya de Souza.

A ideia é monitorar toda a cadeia alimentar para evitar desperdícios devido a danos estéticos, erros de impressão, a sobras ou “retalhos” de lotes, dentre outros fatores, que resultam em toneladas de alimentos depositados no lixo diariamente. “E muitas vezes os alimentos ainda estão em boas condições de consumo mas não estão para a comercialização, e como hoje não temos uma área de seleção de alimentos, vão parar no lixo. E a realidade é que quase 200 famílias vem à Ceasa e selecionam esses alimentos para consumo próprio. Alguns atacadistas parceiros nos comunicam quando identificam produtos do tipo e nos doam, e nós doamos para instituições como creches, hospitais, algumas escolas de tempo integral, mas tempos que sistematizar, ampliar esse processo para dar o devido destino a esses alimentos e aumentar o consumo de alimentos saudáveis por parte da população”, complementou a presidente da Ceasa, Bianca Piedade.

A Copsan deve fazer um novo cadastro dessas famílias para iniciar um trabalho de conscientização e fazer com que saiam de situação de risco. “Então essa parceria define o papel de cada instituição nessa empreitada que tem vários objetivos, envolve vários profissionais, outras parcerias, com alunos de nutrição, por exemplo. Nós da Copsan vamos cuidar da parte operacional, da logística da distribuição de alimentos, da coordenação dos beneficiados e das oficinas de reaproveitamento integral de alimentos voltadas para as instituições beneficiadas. E tudo isto vai contribuir para uma efetiva Política Municipal de Segurança Alimentar e combate à fome e à miséria”, detalhou Tônya.

O espaço onde funcionará o Banco de Alimentos Municipal funcionará na Ceasa e tem previsão de conclusão para final do ano.