Sobre acessibilidade

Abas primárias

11/01/2017 - 10:00

A Centrais de Abastecimento do Pará, através da Diretoria Técnica da instituição, realizou na última quarta - feira (7), uma manhã de palestra, troca de conhecimento, conduzidas por representantes de departamentos do órgão. O objetivo do evento é capacitar e aprimorar a formação de servidores da Ceasa, explicando como funciona diversas etapas da comercialização, cotação e padronização de preços e abastecimento.

A programação iniciou com a palestra do Diretor Técnico da Ceasa, Rosivaldo Batista, com o tema ‘História das Ceasas no Brasil’, que destaca o início do desenvolvimento dos entrepostos em todo Brasil, a importância econômica e social que cada centro realiza em suas região. Passando pelo aspecto histórico, outra tema importante foi abordado por Denivaldo Pinheiro, coordenador de abastecimento e comercialização da Ceasa.

O profissional explicou elementos essenciais para a construção da Análise Conjuntural, que nada mais é que, um estudo realizado mensalmente informando preço, quantidade e oscilação de 13 produtos mais comercializados na Ceasa. O momento foi rico na troca de informações por ser um tema bastante interessante no dia dia da equipe técnica, que depende das informações que são colhidas na madrugada. ''Foi muito importante para minha capacitação, as trocas de informações vão ser muito úteis para a realização das tarefas diárias que realizo no mercado'', fala entusiasmada a servidora há 6 anos, Érica Cristina.

O servidor Clésio Ricardo, trabalha há 3 anos na Ceasa, diz que o evento ajuda seus colegas entender ainda mais o funcionamento de toda cadeia de trabalho, afinal, Ricardo é um dos fiscais que trabalha com romaneio, ou seja, coleta as informações específicas de peso, quantidade de mercadorias comercializada no mercado. ‘’No meu caso que trabalho com romaneio, essa troca de informações entre o setor é muito boa, tirei várias dúvidas. Agora eu entendo ainda mais como funciona o meu departamento'', comenta o servidor.

Em seguida, Maisa Lima, assistente social do órgão, elaborou uma dinâmica e palestra com o tema ´Relacionamento Interpessoal´, e deu dicas de ouro para um bom relacionamento no ambiente de trabalho. Para ela, o tema ajuda na relação entre os colegas e também com a instituição. ‘’Foi bastante gratificante essa troca porque incentivamos o bom relacionamento não só com os nossos colegas de trabalho, mas como também com a empresa’’, destaca Maisa.

Antonio Palheta, servidor da Ceasa há 21 anos, orientou os Fiscais de Mercado, tirou dúvidas, expôs situações rotineiras do departamento no preenchimento de romaneio. No próximo encontro, os servidores terão aula prática no sistema operacional , assim, todos irão vivenciar a importância do trabalho feito pela própria equipe na coleta de informações. Finalizando a programação, Cairo Parente, organizador dos programas 'Ceasa perto de Casa'e 'Sábado Rural'. Cairo compartilhou a experiência, dúvidas na logística, planejamento, entre outros pontos essenciais para uma boa operacionalização dos programas populares na região metropolitana de Belém.

‘’O trabalho motivado pela DITEC, faz a gente entender que precisamos, todos os dias, nos reciclar, não podemos esquecer disso. A vivência trazida por profissionais qualificados fez com que a troca e bate papo fosse leve e totalmente saudável. Espero que todos tenham aproveitado as informações repassadas no dia de hoje , e claro, tragam isso para a sua rotina’’, frisa Bianca Piedade, presidente da Centrais de Abastecimento do Pará.